É um evento de tecnologia com data e duração estipuladas. A maioria dura apenas 24 horas, mas, em alguns casos, programadores, designers e gerentes de projetos podem manter-se unidos para a criação de um novo produto ou serviço por até uma semana. Um hackathon é um ciclo de inovação e utiliza métodos e ferramentas do design thinking e de inovação colaborativa para atingir melhores resultados.

TIPOS DE HACKATHON

HACKATHON GOVERNAMENTAL

Normalmente, eles são criados pelo governo, buscando encontrar soluções para problemas da sociedade. Foi o caso da #HackWeTrust, criada nos Estados Unidos para melhorar a transparência do poder público.

HACKATHON DE RECRUTAMENTO

A busca por talentos é uma tarefa árdua. Por meio de um hackathon, empresas podem encontrar rapidamente desenvolvedores que conseguem trabalhar em situações de alta pressão, solucionando rapidamente problemas e trabalhando em equipe.

HACKATHON EMPRESARIAL

Criados para solucionar problemas empresariais, esses hackathons podem mudar totalmente os produtos de uma companhia. Foi o caso do botão de like do Facebook, criado em um hackathon promovido pela rede social americana.

CRIAÇÃO DE NOVAS SOLUÇÕES

Os hackathons mais populares têm como maior objetivo a criação de novas ferramentas digitais. Durante um curto período, profissionais precisam se reunir e criar um software a partir de um pequeno briefing.

resultados de um hackathon

PROJETOS INOVADORES

Apesar de nem sempre utilizarem APIs e bibliotecas novas, esse tipo de projeto tem como maior qualidade a sua capacidade de levar a inovação ao extremo. Elas otimizam recursos existentes para criarem novas soluções, levando a tecnologia para um novo nível.

MASHUPS

Há um ditado que diz que "a união faz a força". Projetos que unem dois ou mais serviços em uma única plataforma podem criar produtos inovadores. É o caso do BoxMe, que une o Facebook a serviços de armazenamento como OneDrive e Dropbox para permitir o compartilhamento fácil de arquivos.

PROJETOS QUE OTIMIZAM ALGO JÁ EXISTENTE

Muitas soluções digitais têm espaço para melhorias. Uma forma de promover mudanças positivas em um produto é por meio de hackathons. Neles, desenvolvedores podem buscar novas formas de utilizar as funções de uma plataforma. Explorando APIs, times conseguem criar apps fantásticas, que mudam a forma como lidamos com plataformas do nosso dia a dia.

PROJETOS QUE UTILIZAM APENAS NOVAS TECNOLOGIAS

Aprender algo novo pode ser revigorante. Alguns projetos de hackathons são caracterizados pela adoção de novos frameworks, APIs ou linguagens ainda em desenvolvimento. Apesar do produto final muitas vezes ter bugs e não ser totalmente funcional, ele permite que times de desenvolvimento aprendam, em pouco tempo, novas ferramentas tecnológicas. Não se esqueça que até a Millenium Falcon tem problemas.

Outras dúvidas sobre hackathon

Posso descansar durante a maratona?

Claro! Quem precisar de uma pausa para descansar terá toda a liberdade para isso. A entrada e saída do ambiente é permitida a qualquer hora, mas você pode usufruir dos pufes e áreas de convivência disponíveis para relaxar. Porém, recomendamos que você alinhe isso com os demais membros de sua equipe.

O que mais preciso levar?

Além do seu equipamento, você pode levar utensílios pessoais para facilitar sua jornada: seus amuletos da sorte, foto da família, etc. Verifique também a possibilidade de tomar banho no local do hackathon que você irá participar. No Experiance JAM disponibilizamos chuveiro no local, então prepare também o seu kit!

Legal, mas se eu não for desenvolvedor, posso me inscrever?

Sim! Todos os perfis são bem vindos. Pessoas com formações e backgrounds diferentes estimulam o processo de inovação. Todos terão um papel importante na hora de idear, planejar e executar as soluções.

Material de trabalho

Para as edições do Experiance JAM, preparamos um ambiente bem legal para você e sua equipe desenvolverem a solução, mas se você estiver entre os selecionados você deve trazer o seu equipamento para desenvolvimento.

E quando bater aquela fome?

Os participantes são constantemente abastecidos com snacks e bebidas (sem álcool pessoal, o happy-hour é depois do evento). Além disso, no horário das refeições, disponiblizamos diversos tipos de comidas salgadas e doces!

E o prêmio?

Sim, vai ter premiação! As equipes vencedoras de cada desafio receberão R$ 10 mil cada, além de concorrer a summer jobs na Serasa Experian, experiências únicas, aprendizados e networking. O valor da premiação será distribuído entre os participantes da equipe conforme a própria equipe definir.

Quer participar do próximo Hackathon da Serasa?

INSCREVA-SE